Home

 

 

 

 

Jazz no Parque 2022

 

Jazz no Parque - Barreiro - 30 de Junho a 2 de Julho
E já vai na terceira edição o Jazz no Parque – Barreiro, um festival que almeja posicionar-se na categoria dos grandes festivais nacionais, como o demonstra a programação deste ano. Nove concertos de acesso gratuito no luxurioso Parque da Cidade, com grandes nomes do Jazz internacional como Shai Maestro, Mark Turner, Chris Cheek e Fred Hersch, mas também nacionais como o Ricardo Pinheiro Quinteto, que convida Chris Cheek, o João Mortágua Math Trio com Tomás Marques, os Ignition, e os Do Acaso «Catarse Civil», um grupo Porta-Jazz que combina música e poesia; para além da  Academia de Jazz “Os Franceses” e a Escola de Jazz do Barreiro.
Sem objecções para nenhum dos músicos e grupos, eles merecem a deslocação dos jazzómanos, nas cada vez mais raras oportunidades para assistir à música dos grandes do Jazz actual.

A música de Shai Maestro, um pianista muito clássico, é bonita e arrebatadora, Mark Turner é um dos grandes e mais influentes saxofonistas da actualidade e traz consigo a sua banda, com Jason Palmer, Joe Martin e Jonathan Pinson; e o trio do enciclopédico Fred Hersh conta com Drew Gress e Joey Baron. Mas o quinteto de Ricardo Pinheiro inclui, para além do singular Chris Cheek, Mário Laginha, Michael Formarek e Alexandre Frazão. E João Mortágua é um dos mais importantes saxofonistas nacionais, compositor e líder, e o seu Math Trio é composto por Tomás Marques, Diogo Dinis e Pedro Vasconcelos. Os Ignition são banda de Paulo Bernardino, que levará ao Barreiro uma música contaminada pelo funky e, enfim, os Do Acaso são doze músicos, um projecto original com vozes, três sopros, um actor/ diseur, vibrafone, piano, teclas, contrabaixo e bateria.
Um grande festival em perspectiva. Sempre no Parque da Cidade do Barreiro.

Sexta 30 de Junho, 22.00, Ignition
Sexta, 30 de Junho, 23.30, Shai Maestro Quartet
Sábado 1 de Julho, 17.00, Escola de Jazz do Barreiro
Sábado 1 de Julho, 18.30, Do Acaso «Catarse Civil»
Sábado 1 de Julho, 22.00, Ricardo Pinheiro Quinteto feat. Chris Cheek
Sábado 1 de Julho, 23.30, Mark Turner Quartet «Return from the Stars»
Domingo 2 de Julho, 16.30, Academia de Jazz “Os Franceses”
Domingo 2 de Julho, 18.00, João Mortágua Math Trio feat. Tomás Marques
Domingo 2 de Julho, 19.30, Fred Hersch Trio

Programação: Jorge Moniz